quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Pós eleição...


Artigo do presidente do Cossems - CE sobre a transição eleitoral nos municípios
Fim das eleições municipais. Uns perdem, outros ganham. Serão três meses de transição nos municípios, período em que o grupo que foi derrotado ainda permanecerá no poder. Aí é que mora o perigo. Equipes demitidas, sucateamento dos carros, destruição de documentos.

O desmonte, momento de vingança. O povo, que nas eleições derrotou os atuais detentores do poder, acaba sendo punido. Todo esforço realizado em anos de investimento e trabalho, de repente, vira pó. Este quadro tem sido a regra no estado do Ceará em toda sua história. Uma vergonha. Mas a sociedade tem reagido. Os Conselhos Municipais de Saúde denunciam, o Ministério Público aciona os gestores responsáveis. Na transição passada foi instaurada uma CPI pela Assembléia Legislativa para apurar as irregularidades.

Nós secretários, que dedicamos nossas vidas para construirmos o SUS no nível municipal, não podemos admitir que esta situação se repita este ano. Devemos nos recusar a destruir tudo que realizamos com tanta dificuldade e esforço.

O Cossems-CE não compactuará com nenhum companheiro secretário que contribua com qualquer violência contra o SUS e, consequentemente, contra a população. Somos uma entidade criada para defender a saúde pública e não secretários que usam sua posição para agredir e provocar retrocessos.

Neste período (outubro, novembro, dezembro) estaremos atentos. Mobilizaremos toda nossa estrutura para proteger o Sistema. Não vacilaremos em nenhum momento em acionar a justiça contra os que violarem os princípios de legalidade, probidade e respeito ao SUS.

Nenhum comentário: