quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mais algumas considerações sobre as propostas de governo do candidato Kennedy Nunes - segunda parte


Vou arriscar mais algumas análises quanto a outras propostas do Programa de Governo do candidato Kennedy Nunes para o município de Joinville. Nunca é demais lembrar que estaremos elegendo no próximo dia 28 de outubro, alguém que deve ADMINISTRAR de forma séria e competente uma empresa que possui 525.000 sócios proprietários, pois essa é a população oficial de Joinville, e como cidadão, entendo que todos somos sócios-proprietários dessa empresa chamada JOINVILLE. E não esqueçam.....esse mandado vai durar 4 anos, portanto temos que ter muito cuidado e carinho na hora de escolher o administrador para a nossa empresa. Lendo o conjunto das propostas encontradas no site oficial do candidato, fui obrigado a achar que aquelas propostas não foram escritas por ele, pois muitas delas são de uma superficialidade que é muito difícil acreditar que estão num plano de trabalho para ser executada no maior município do Estado de Santa Catarina, o terceiro maior do SUL DO BRASIL. Vamos a algumas delas que considero muito simplórias, mas sou obrigado a ser exigente, pois é em Joinville que vivo e quero o melhor para mim, minha família e todos que aqui moram ou passam diariamente por nossa cidade.

1 – Criar programa de capacitação para nossos professores. Pergunto: será que nenhum prefeito ou secretário de educação que passaram nesses últimos anos não pensou nisso?  Se isso já não é prática comum dentro da Prefeitura de Joinville, realmente Joinville não merece todos os prêmios que recebeu ao longo desses últimos anos, ou foi por pura SORTE. Claro que se Joinville vem se destacando no cenário nacional no item educação, é porque a equipe de professores e demais membros da educação, estão capacitados, E MUITO CAPACITADOS diga-se de passagem, precisando apenas, como qualquer profissional, de atualização e aperfeiçoamento contínuos em sua área. Agora dizer que o candidato vai CRIAR PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES, é demais para nossa inteligência.

2 – Criar um Núcleo de Controle de Tráfego auxiliando a fluidez do trânsito. Essa é mais uma proposta de quem parece não conhecer a estrutura da Prefeitura de Joinville, ou o recém aprovado ITRAN ( Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville ) não tem essa competência? Será que estou tão enganado com os objetivos da antiga CONURB, agora ITTRAN???

3 – Modernizar os pontos de ônibus, oferecendo abrigos mais confortáveis e informações úteis.  Não vejo relevância significativa nessa proposta de trabalho para ser apresentada como parte do programa de trabalho do nosso futuro prefeito. Isso é tão óbvio que não devia ter sido escrito.  Do mesmo modo é inaceitável, encontrar no programa do candidato, que ele vai REESTUDAR O POSICIONAMENTO DAS FAIXAS DE PEDESTRES E ZELAR PELA MANUTENÇÃO DAS PONTES E VIAS PAVIMENTADAS. Uau!!!! O que significa isso ??  Se estivéssemos brincando de Prefeito-Mirim, até aceitaria essas propostas, pois são de uma infantilidade inacreditável para qualquer gestor que pensa grande.

4 – “Apoiar material” ( é assim mesmo que está escrito no site do candidato, não foi meu erro de digitação ) a Polícia Militar, Polícia Civil e Ambiental e o Corpo de Bombeiros: o candidato deve saber que tanto a Polícia Civil, quanto a Polícia Militar, assim como a Polícia Ambiental, são de competência do Governo do Estado e não do Prefeito Municipal. Vamos apoiar ou vamos exigir para que quem deve garantir o bom funcionamento dessas importantes corporações na área de segurança, garanta, e não assumindo mais responsabilidades nessa área. ? Quanto aos Bombeiros não vejo problemas, mas a forma como se redige o texto, APOIAR MATERIAL, fica muito vaga e sem nexo. Pergunto: Apoiar com que e como? Falta clareza no texto.

5 – Ser eficiente na limpeza dos rios e córregos. Senhor candidato, o senhor tem que ser eficiente não só na limpeza de rios e córregos, mas em todos os sentidos dentro do Serviço Público. Digo isso porque sou funcionário público há mais de 25 anos e busco incessantemente em minha prática diária, honrar o salário que recebo da população. Portanto, esse deve ser nosso lema diuturnamente.

6 – Implantar sub-prefeituras. Pergunto: qual a diferença na prática das sub-prefeituras e das Secretarias Regionais atualmente existentes? Se as mesmas não possuírem condições de mínimas para trabalhar, não é mudando de sigla que a realidade vai melhorar. Elas precisam sim de condições para garantir por exemplo a terraplenagem das ruas que exigem esse tipo de ação, pessoal em número suficiente para a manutenção dos equipamentos públicos existentes em sua área de abrangência tipo praça, córregos, bueiros, riachos, etc. E não é mudando de nome que a solução de forma mágica vai aparecer.

7 – Gratuidade no transporte público para maiores de 60 anos. A Prefeitura vai pagar a gratuidade e os descontos garantidos por lei, valores hoje que são acrescentados no preço da passagem. Considero essa proposta como de cunho politiqueiro, e digo porquê. Já no século XIX, Milton Friedman, nobel de economia, já dizia...NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS. Isso quer dizer, nada sai de graça, alguém paga, e quando o candidato afirma que a Prefeitura vai pagar essa gratuidade, não devemos esquecer que quem injeta dinheiro na Prefeitura somos todos nós, cidadãos joinvilenses. Sendo assim todo mundo acaba pagando a diferença. O recurso da prefeitura é igual a coberto de pobre, se cobrir a cabeça, descobre os pés.

8 – Implantar no Sistema de Saúde, a especialidade de HEBIATRIA. Meu Deus...mais uma de quem não conhece o Sistema Único de Saúde ( SUS ) de Joinville. Em poucas e rápidas palavras, essa especialidade já é oferecida há mais de 3 anos no Hospital Materno Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Realmente, quem propõem uma coisa dessas não conhece o sistema de saúde de Joinville. O candidato está convidado a conhecer o hospital de excelência que está se tornando o Infantil de Joinville.

9 - E para finalizar essa análise, temporariamente, pois as propostas do candidato Kennedy são muitas, e todas elas merecem um olhar mais crítico, até para não embarcarmos numa aventura, pois quem vai sair perdendo somos nós mesmos. Vamos falar um pouco sobre a proposta que vem mais causando expectativa na população em geral. Falo da proposta de IMPLANTAR O PROGRMA REMÉDIO EM CASA. Essa proposta precisa ser bem esclarecida até porque não devemos esquecer que remédio não é brinquedo, e como todos sabemos pode trazer benefícios, como também pode trazer sérios problemas. Penso que o ato puro e simples de entregar o medicamento em casa para usuários especiais, não garante melhoria na assistência de saúde de forma nenhuma. Considero apenas uma proposta de caráter populista e assistencialista. Muito mais importante do que levar o remédio em casa é garantir o acesso ( não deixar faltar ) de todos os medicamentos constantes na Relação Municipal de Medicamentos nos Postos de Saúde, e além do mais, contratar profissionais farmacêuticos para atuar nessas unidades, pois só assim poderemos afirmar que o remédio prescrito pelos médicos está realmente sendo utilizado de forma adequada e surtindo o efeito esperado. Não é com o moto-boy levando o remédio em casa que se garante qualidade. Aproveito para lembrar que em contato com o Coordenador Nacional de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, ficamos sabendo que não existe nenhuma diretriz e nem ajuda financeira do Ministério nesse sentido, e que essa prática já está sendo questionada dentro do Conselho Nacional de Saúde em função de vários problemas que já ocorreram em alguns municípios do Brasil onde esse projeto foi implantado. E ele afirma mais, que essa proposta tem um caráter eminentemente político e não técnico.

Enfim....ainda tenho muito a comentar sobre as propostas do candidato Kennedy Nunes, mas vou deixar para os próximos dias. Entendo que no segundo turno das eleições municipais precisamos mais do que no primeiro turno, avaliar de forma esmiuçada, as proposta dos candidatos concorrentes, e para mim, as melhores propostas ainda são as do UDO DOHLER - 15, em especial as relativas a área da saúde, pois conheço a qualidade dos profissionais que ajudaram a escreve-las, todos servidores de carreira de longa data dentro da Secretaria de Saúde de Joinville, e comprometidos com o fortalecimento do SUS e conhecedores profundos desse sistema !!!!

 

 

Nenhum comentário: