terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os erros nos cálculos dos subsídios tarifários do candidato Kennedy.

Segue uma análise realizada por um técnico da Prefeitura que trabalha e estuda cálculo de planilha do transporte coletivo há duas décadas.
 
Entre as propostas de campanha do Kennedy está o subsidio a tarifa do transporte coletivo, custeando as gratuidades e descontos existentes, para reduzir o valor da tarifa paga pelos usuários. Nos cálculos equivocados dele, este subsídio que será pago pela Prefeitura às empresas, dariam R$0,35 por passageiro, o equivalente a R$10 milhões por ano, que seriam tirados das verbas de publicidade e de custeio do Gabinete do Prefeito.
 
Mas a verdade é diferente!
 
Senão vejamos, o sistema transportou em 2011 = 44.866.665 passageiros, destes 193.576 são professores que têm 50% de desconto e 59.651 estudantes com 20% de desconto, e mais 6.152.909 passageiros gratuitos (idosos 65 anos, os menores de 5 anos, os deficientes mentais, sensoriais, físicos, doentes renais, e oncológicos, os acompanhantes destas categorias, além de fiscais, policiais, oficiais de justiça e funcionários das empresas) o que daria com os R0,35 (trinta e cinco centavos) de subsídio anual de R$17.219.475,00 (dezessete milhões duzentos e dezenove mil quatrocentos e setenta e cinco reais).
 
Mas o candidato Kennedy afirmou durante a campanha que criaria um domingo por mês de R$1,00 (hum real). Mas aos domingos o sistema transporta cerca de 45 mil passageiros, o que representa o subsídio de mais R$945.00,00 (novecentos e quarenta e cinco mil reais) por ano (45.000 passageiros/domingo x R$1,75 de subsídios x 12 meses).
 
Também promete dar gratuidade para os idosos de 60 a 65 anos que em novembro de 2009 somavam 129.000 passageiros/mês, e que custariam mais R$ R$4.257.000,00 (quatro milhões duzentos e cinquenta e sete mil reais), (129.000 x R$2,75 de subsídio x 12 meses).
 
E ainda promete que irá dar desconto de 50% nas passagens dos estudantes, e que poderão representar mais de 125.000 (cento e vinte e cinco mil) passageiros por mês, equivalendo a R$2.062.500,00 (dois milhões sessenta e dois mil e quinhentos reais) por ano.
 
A soma de todos esses custeios representará R$24.483.975,00 (vinte e quatro milhões quatrocentos e oitenta e três mil novecentos e setenta e cinco reais) no orçamento da Prefeitura.
 
Na entrevista feita ao Jornal “Noticias do Dia” de 13/07/2012 o candidato Kennedy afirmava que a passagem do transporte coletivo custaria R$2,10, que subsidiaria as gratuidades em R$0,35 e retiraria o lucro das empresas, através de uma Parceria Público Privada – PPP, em que a Prefeitura passaria a ser sócias das empresas!

A ideia de que em uma Parceria Público Privada o concessionário deve pagar ao Poder Público é equivocada, pois é justamente o oposto o que ocorre. Na verdade sempre que um concessionário paga algo para o Poder Público há um reflexo na tarifa, pois esse valor é assumido como custo do sistema. Dizer que é possível que o concessionário pague para a Administração e que esta irá usar o dinheiro para subsidiar passagens é uma falácia e tecnicamente equivocado. Na verdade, para que isso ocorra, basta que não se pague nada para o Poder Público. Dessa maneira o reflexo na passagem é automático.
 
Resumo: mais uma proposta irresponsável que certamente não poderá ser cumprida.

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