segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Vamos cuidar do nosso mundo.....Como?


Nos dias de hoje, não sei se existem motivos científicos ou não, quero crer que sim, mas independente de qualquer motivação ideológica, entendo que algumas coisas básicas poderiam fazer parte do nosso dia-a-dia. Vamos a algumas delas:

- Usar racionalmente o bem mais precioso atualmente em nosso planeta: a água. Certamente ela ainda cai do céu, mas a cada dia que passa está ficando mais difícil e caro obtê-la, mas mesmo assim, e com inúmeros motivos financeiros, ainda encontramos pessoas, ditas esclarecidas, que ao executarem o simples ato de escovarem os dentes, deixam a torneira aberta do começo ao fim desse ato, desperdiçando inúmeros litros de água potável.

- Energia elétrica é outro item que cada dia mais usamos e abusamos, principalmente porque não vivenciamos as dificuldades de garantir esse insumo tão importante na nossa vida moderna. Exigimos dos nossos governantes mais investimentos em infra-estrutura, em especial na construção de hidrelétricas, visando a criação de novos postos de trabalho ( empregos ) e nem nos damos conta de que o simples ato de desligar uma lâmpada em nossa casa pode representar a contribuição vital para evitarmos a construção de novas usinas.
- Combustíveis – 2007 foi o ano, conforme todos os meios de comunicação noticiaram, que a venda de carros bateu novos recordes. Comprar um carro ficou mais fácil do que nunca, porém esquecemos que ir de carro até a padaria que fica há 3 quadras de nossa casa, faz um mal danado para o meio ambiente. Pense nisso antes de ligar a chave da ignição do seu veículo. Vamos lutar para que o Poder Público nos garanta melhores condições de transporte coletivo, ou pelo menos compartilhe o seu veículo com seus vizinhos ou colegas de trabalho sempre que possível.
- Jogar lata pela janela do carro, ou até mesmo jogar a “chepa” de seu cigarro no chão é um absurdo no século XXI. Quando as bocas de lobo entupirem lembre-se que você pode ser um dos responsáveis, antes de culpar o prefeito da cidade.
- Tomar água mineral, que coisa mais chique que vem causando muitos problemas ao longo do tempo, porque? Você já pensou que o transporte desses milhares galões de água potável, envolve o consumo de combustíveis ( gasolina e diesel )? Vamos beber a água “torneiral” mesmo, porque não ? Se não é de boa qualidade, que eu acredito que seja, pois passa por diversos meios de tratamento, vamos lutar para que isso se torne realidade, não vamos acreditar nas propagandas enganosas das revendedoras de água mineral. Eu iria mais longe, entendo como um contra-senso nós, funcionários públicos, municipais, estaduais ou federais, exigirmos galões de água potável em nossas repartições públicas. Não confiamos no nosso próprio serviço? Além é claro do consumo de copos plásticos que já se tornou um acinte ecológico!
Enfim, vamos reverter esse jogo enquanto é tempo. Se convença, convença seus filhos, parentes e vizinhos. Se não convencer os outros plante pelo menos uma árvore. Isso já ajuda muito o nosso planeta TERRA.

4 comentários:

Unknown disse...

Concordo com vc em número, gênero e grau, temos q pensar q talvez, sejamos a última geração da terra,e q segundo os cientístas daqui a 50 anos nossos filhos podem sofrer todas as consequências.

Unknown disse...

Portanto, vamos a luta diária para que essa profecia não se concretize, e que nossos filhos e netos não sejam as vítimas de nossos atos inconsequentes de hoje.

amar_lene disse...

Concordo tabém porém não podemos de orientar as gestantes a não usar tanta fralda descartável.

Marlene Ferrari

Unknown disse...

Marlene, tem coisa que faço por puro comodismo, e usar fraldas descartáveis é uma delas. Nesse mundo corrido como vou dizer para minha filha em vez de usar fraldas descartáveis passar a usar a de pano. Ainda estou tentando fazer o básico, tais como: beber água " torneiral" em vez de água mineral, usar mais ônibus, reduzir a utilização do copo descartável, plantar mais verde, ser contra o uso do fumo, etc.