quarta-feira, 14 de maio de 2008

Líderes têm que cuidar de quem cuida.


por Ana Paula Martins
13/05/2008
Profissionais de saúde apontam organização do trabalho e pressão da chefia como fatores de insatisfação e desmotivação
Cuidar de quem cuida é o grande desafio dos líderes em saúde. Pela natureza do trabalho em lidar com a vida e o bem-estar das pessoas, o erro não é permitido e essa filosofia é levada para o dia-a-dia dos colaboradores. "Os profissionais de saúde não se permitem errar, não fazem a descompressão e com isso interferem no cuidado ao outro. Ninguém dá o que não tem", explica a professora da Fundação Instituto de Administração, Vera Lúcia Bonato, durante o painel de liderança da segunda edição do Saúde Business Conference.
Para lidar com esse desafio o líder precisa desenvolver estratégias para contribuir com o desenvolvimento de seus colaboradores e perceber o momento de cuidar e proteger o seu liderado. "Líderes na área de saúde podem ser agentes de adoecimento de seus liderados, seja pela forma de tratar, de lidar, de falar, de comandar. E dentro de um universo de alta pressão essa atitude pode ser nociva", critica.
De acordo com uma pesquisa mostrada pela consultoria, dentre os principais motivos causadores estresse e insatisfação dos profissionais que atuam na área de saúde estão a ansiedade na relação com a chefia do hospital, irritação e nervosismo na atividade. Mas mais do que a natureza do trabalho de lidar com situações que envolvam a vida das pessoas, a organização do trabalho nos hospitais é que causam o maior desconforto. "Os profissionais percebem que não podem transformar a situação de trabalho, tampouco os processos e quem não transforma em seu trabalho é tarefeiro. Daí o desejo de grande parte desses profissionais em querer transferência para outros setores que não os de saúde", assinala.
Para modificar a situação, o papel da liderança é fundamental. Para a professora, cabe ao líder motivar sua equipe, cuidar de seus colaboradores para que eles possam cuidar, exercer a empatia e tentar compreender o lugar do outro. "A modificação acontece por meio da comunicação e da confiança. Quem se preocupa com o liderado e consegue motivar sua equipe por meio de uma relação de confiança, cria novas oportunidades e desenvolve pessoas. Mais do que cobrar resultados, os líderes precisam pensar na qualidade, humanização e cuidado com seus colaboradores", conclui.

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