domingo, 17 de fevereiro de 2008

O importante papel da imprensa.


Nos últimos 6 anos vivemos diariamente com uma enxurrada de denúncias de todos os lados, inclusive e principalmente no meio político e na administração pública, infelizmente. A imprensa nesse sentido tem sido de fundamental importância no tocante a publicização dessas informações, porém fica a impressão que apenas a publicação das informações sem uma tomada de decisão por parte dos meios competentes (Poder Judiciário e Ministério Público), deixa a maioria da população com o sentimento de impunidade e cai no esquecimento. Sinto cada vez que algum fato negativo nos meios políticos tem deixado um sabor amargo em nossas bocas.
Vejo que os jornais acompanham apenas o que oficialmente é publicado, não se importando em buscar uma reportagem investigativa séria para que possamos enquanto leitores ter um pouco de certeza do que se publica e não apenas a sensação de sensacionalismo por parte de alguns jornalistas com interesses pessoais ou mesmo de grupos econômicos fortes. Precisamos contribuir de forma mais incisiva com a moralização da administração pública, com certeza!!!.
Já se tornou desanimador saber que os próprios parlamentares envolvidos, ou seus parceiros comprometidos até o pescoço, serão os responsáveis em investigar o assunto, chegando ao senso comum que no final existe um entendimento entre eles para abrir os trabalhos e no final deixar tudo, ou quase tudo, como iniciou. Por isso a pergunta: o Parlamento está realmente interessado em criar mecanismos que resolvam e esclareçam definitivamente essas denúncias.? Nossos representantes nos parlamentos já deram inúmeras demonstrações de encenar indignação para no final, muito tempo depois quando a população já deu mostras de esquecimento, acabar tudo em pizza, veja por exemplo, o caso do Banestado que envolvia muita gente “boa” o que é que deu até agora ?

Queira ou não, esses focos de denúncias são na prática os atrativos de alguns em querer iniciar uma carreira política, pois não venham dizer que é somente pelo salário!
A imprensa se pretende preservar sua reputação, precisa ir muito mais longe do que repetir discursos e declarações dos políticos, precisa sair, ela mesma, a campo ( investigar ), pois senão ficaremos todos a mercê de informações algumas delas de origens suspeitíssimas.

Nenhum comentário: